Expansão da produção de etanol de milho por São Martinho
A São Martinho anunciou que irá aumentar significativamente sua capacidade de produção de etanol de milho a partir do segundo semestre de 2027. O investimento total para expandir a usina em Quirinópolis, em Goiás, é de R$ 1,1 bilhão, o que poderá impactar temporariamente a geração de caixa da empresa, apesar da reação positiva do mercado.
As ações da empresa subiram 4% nesta terça-feira, encerrando o dia com alta de 1,2% na Bolsa. Segundo analistas do BTG Pactual, esse investimento é visto como uma iniciativa de alto valor agregado, mesmo que tenha um impacto temporário no fluxo de caixa da empresa.
- Receba The AgriBiz no WhatsApp
Analistas do Itaú BBA ressaltaram que o investimento deverá se pagar em menos de três anos, devido à rentabilidade atrativa do etanol de milho e às condições de financiamento favoráveis oferecidas. Parte do investimento será financiado pelo BNDES e Finep, com planos de amortização a longo prazo.
Além do aumento da capacidade de produção de etanol de milho, a empresa irá investir em um armazém de milho, melhorias na capacidade de geração de energia e em capital de giro. Com a conclusão do projeto, a planta terá a capacidade de adicionar 270 mil metros cúbicos de etanol de milho, ampliando a produção em 125,5%.
Apesar do aumento na capacidade produtiva, as ações da São Martinho caíram 40% nos últimos 12 meses, mas a empresa permanece avaliada em R$ 5,45 bilhões na Bolsa.
Resultados e Perspectivas Futuras
No primeiro trimestre da safra 2025/26, a São Martinho apresentou um aumento na receita líquida, impulsionado pelas vendas de etanol de milho, que representaram 11% do faturamento total. O Ebit também apresentou melhora em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para os próximos anos, a empresa projeta um volume de açúcar produzido de 39 milhões de toneladas, enquanto analistas estimam que poderá haver escassez de açúcar no mercado. Além disso, a São Martinho planeja iniciar a produção de biometano a partir de linhaça na usina de Santa Cruz, gerando uma nova fonte de receita.
Conclusão
A expansão da produção de etanol de milho pela São Martinho representa um passo importante para a empresa, apesar dos desafios financeiros temporários que poderá enfrentar. Com investimentos estratégicos e expectativa de retorno atraente, a empresa busca se consolidar como um player relevante no setor de biocombustíveis.